sexta-feira, outubro 28, 2016

Sobre a tal felicidade. E como a mídia destrói você.

       Você é feliz? (…) Quando eu faço essa pergunta à mim mesma não consigo responder outra coisa senão “Sim, sou muito feliz!”. Seria um erro absurdo eu dizer o contrário. Só que às vezes me pego dizendo que estou infeliz. Mas estar infeliz é separado por uma cratera gigantesca de ser infeliz.
E o que é felicidade? Essa coisa que te mostram nas redes sociais? De gente sorrindo, gargalhando, se sentindo bem o tempo todo? Quase uma entorpecência de alegria? Isso só acontece quando se está bêbado e, bem, beber todo dia só vai te fazer doente. Um dia nem uma gota sequer de álcool te faz rir.
     Nos jogam nesse mundo e ditam que precisamos ir em busca da felicidade, mas ninguém nos explica o que ela é, porque ninguém sabe o que ela é. Segundo os preceitos budistas a felicidade como nos mostram é ilusória, é euforia, que nada tem a ver com felicidade real. Euforia não passa de um estado alterado, maníaco quase, onde perdemos inclusive o senso crítico. Felicidade verdadeira é paz de espírito, é serenidade, é passar por um momento de dor sem sofrer, sem chorar além do necessário. O quê? Te disseram que quem é feliz não passa por momentos de dor? Nem por dificuldades? Senta que tenho uma notícia pra te dar: isso aí é um comercial de margarina.
As redes sociais são uma ferramenta de controle social massiva. Nunca se usou tanta manipulação emocional pra vender um produto. Apelam para as tuas memórias mais nostálgicas e doces da infância, de um tempo onde a vida parece um gigante bolo de marshmellow com cerejas no topo. Você quer viver esse mundo mágico de amores, viagens, comidas caras, roupas de grife, família sempre unida, corpo perfeito, cabelo sempre lindo, mas você se frustra porque vem o dia a dia e te estapeia tão forte na cara que você fica tonto. E você acha que nunca vai ser feliz. Sem imaginar que pode ser a pessoa mais sortuda e feliz do momento. E sim, você vai fazer viagens, vai tirar fotos lindas, vai ter momentos de família unida, vai amar, vai ter umas roupas de grife, vai ter um corpo bonito e um cabelo saudável. Mas esses dias bons são alternados com dias ruins. Vai ter crise, vai ter choro, vai ter briga. Vai ter dias bem ruins até o fim da sua vida. Mas sem dias ruins não daríamos tanto valor para os bons.
       Se colocarmos em mente que viemos à essa vida pra aprender lições e crescer com elas então perceberemos que tudo está no seu lugar, está tudo acontecendo exatamente como deveria. Temos um milagre atrás do outro debaixo do nosso nariz, obrigada Universo!


       Quando está chovendo muito, tempo cinza e fechado, nos parece difícil vislumbrar um dia lindo. Parece impossível que ele possa voltar. Mas não é que dez minutos depois a chuva pode cessar, as nuvens se dissipam e o sol ilumina tão radiante como se nunca tivesse saído dali! Pois é isso!


Que todos possam encontrar a felicidade verdadeira, dentro de si!


2 comentários:

Abre o seu coraçãozinho vai!