segunda-feira, dezembro 14, 2015

Se você se comportar eu te compro bala

Se você se comportar eu te compro bala”

Essa é uma frase muito usada e ouvida no cotidiano, principalmente o infantil, e aposto que passa desapercebida. Mas aos meus ouvidos é agressiva como pedrada, direto na boca do estômago. Ela me apavora, deixa os fios dos meus cabelos eriçados, não sei se mais pela ingenuidade de quem a fala ou pelo significado dela por si só.

Então, depois de ouví-la novamente tempinho atrás, decidi destrinchar a frase e lhe conferir todos os possíveis significados das entrelinhas:

1. Se você não se comportar você é uma criança que não merece bala.
2. Você deve se comportar fazer o que eu considero adequado que você faça para que eu te dê bala.
3. Eu estou comprando seu comportamento com doces.
4. Você também pode tentar me comprar se quiser.
5. As pessoas sempre agem com esse tipo de troca conforme seus interesses.
6. Se ninguém estiver olhando você pode se comportar mal.

A base educacional me parece errada. Compra-se a boa educação de jovens e crianças com favores e presentes. Compra-se suas boas notas. Compra-se seu futuro profissional. Quantas vezes já não ouvimos algum jovem dizendo “se eu passar numa faculdade federal ganho um carro”, às vezes simplesmente “se eu passar na faculdade ganho um carro”. E assim constrói-se adultos que levam sua vida agindo pretensiosamente de acordo com os benefícios e interesses. Adultos capengas que não apenas têm interesses materiais como interesses e fraquezas emocionais. Relacionamentos inteiros construídos à base de necessidades emocionais inconscientes. Pessoas que por problemas sérios de autoestima pisam na autoconfiança de seus parceiros, destruindo-a pouco a pouco, para sentirem-se superiores. E também, de outro lado, pessoas que se deixam ser minadas e rebaixadas, por 'n' motivos, os quais não pretendo detalhar por não ser da minha alçada.

Mas, importante ressaltar, não estou querendo dizer que não deva existir merecimento.  Meu ponto é o de que ele não deve ser confundido com presentes materiais. Merecimento não pode ser comprado. Uma criança vai ter bom comportamento porque ela tem noção 
do que é certo e o que é errado. Porque ela conhece limites. Porque ela recebe uma educação forte e boa o suficiente para não precisar ser comprada com doces. Um jovem que estuda muito e passa num vestibular vai ganhar como presente de merecimento uma vaga na universidade. Nada além de sua obrigação.

E, por amor a tudo que há de mais sagrado e belo no mundo, nunca mais diga à uma criança que ela deve se comportar caso contrário não ganhará presente do Papai Noel.

Então, que tipo de educação você está dando para os seus filhos?








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Abre o seu coraçãozinho vai!